Side Area Logo
Welcome to unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium
Keep conected

Mensuração de Resultados: seus anúncios estão cumprindo os objetivos?

Queremos saber quem vem primeiro! Quem são as pessoas mais ricas; quais são as marcas mais valiosas; as celebridades com maior número de seguidores; quais os vídeos mais assistidos…

 

Mas existe um fator determinante para se fazer uma lista, que serve como base de referência, seja ela de qualquer tipo, chamado indicador de performance; que por sua vez não desperta a mesma curiosidade ou atenção da população em geral.

 

O interessante mesmo é saber o resultado final, a lista dos melhores ou piores, certo? Depende.

 

Pensando no cidadão comum, que não seja um atleta de alta performance ou um aspirante a Youtuber, por exemplo, a comparação de indicadores pode não fazer sentido. Por outro lado, acompanhar seus próprios indicadores financeiros é uma ótima opção para manter uma qualidade de vida boa para si e para a família.

 

Mas, falando-se sobre empresas, negócios próprios, formais ou não, aí não tem saída: acompanhar os indicadores de performance com dedicação, e periodicamente, é a única escolha!

 

O monitoramento desses indicadores permite a tomada de decisões mais assertivas, sejam elas para diminuir despesas, melhorar os processos de compra, aumentar a margem de lucro, maximizar investimentos e, nesse caso específico, medir a efetividade dos investimentos em marketing.

 

Mas quais são os indicadores de performance ideais para minha empresa? Depende 2. rs

 

A consolidação do marketing digital como um conjunto eficiente de ferramentas para atrair potenciais clientes, teve impacto muito positivo na definição desses indicadores, mais conhecidos como KPI – Key Performance Indicator.

 

Isso quer dizer que, na grande maioria dos casos, os KPIs já existentes no mercado e monitorados por outras empresas, podem ser muito úteis para a sua empresa também. Mas um cuidado aqui é importante: os KPIs definidos para sua empresa precisam ser úteis para tomada de decisão, e não apenas para gerar mais volume de informação.

 

Alguns exemplos de KPIs utilizados para medir o retorno do investimento em marketing são:

  • Visitantes únicos no site: refere-se ao número de clientes novos que entraram no site pela primeira vez. Esse número expressa de forma rápida se as campanhas de marketing foram bem planejadas.
  • Número de cadastros: conhecidos como “Lead”, refere-se ao número de pessoas ou empresas que preencheram formulário de contato, que pode ser em site ou landing page, após visualizar alguma comunicação/anuncio da sua empresa.
  • Custo por aquisição de cliente: através de fórmula simples, baseado no investimento realizado, chegamos ao cálculo de quanto custou para determinado cliente chegar até sua empresa, com objetivo de tentar sempre diminuir este custo.
  • Lifetime value (valor do ciclo de vida do cliente): um dos indicadores mais expressivos, diretamente ligado ao faturamento da empresa, refere-se ao valor (R$) que determinado cliente está gastando com sua empresa. Objetivo é saber quais são os clientes mais valiosos para sua empresa e fortalecer esse relacionamento.

 

Quando falamos em Marketing Estratégico, estamos considerando que o investimento a ser realizado para a execução do plano de marketing deve cumprir cada um dos objetivos especificados em forma de KPI.

 

E o monitoramento periódico e efetivo desses indicadores permite que as agências de marketing, em parceria com os clientes, realizem correções na estratégica praticamente em tempo real, na busca pelos objetivos traçados.

 

Em comparação com outros tempos, não ter KPIs bem definidos e não realizar monitoramento adequado, é similar ao investimento em publicidade quando era impossível medir o resultado de determinadas ações.

 

Na Boigy Strategy & Tech todas as ações são planejadas para que os resultados possam ser acompanhados, medidos e alcançados eficazmente para o sucesso do seu negócio.

 

*por Rodrigo Garzi: Diretor de Planejamento da Boigy Strategy & Tech.

 

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite uma avaliação da sua empresa e descubra como alavancar seus resultados.

CLIQUE AQUI
Felipe Martins

contato@felipemartins.com.br

NO COMENTÁRIOS

ADICIONE UM COMENTÁRIO

dezessete − 13 =